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Pós-Graduação

Inteligência Artificial Aplicada à Infraestrutura de Transportes

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Ensino remoto ao vivo

12 módulos

Material 100% Digital

Certificado mec

Uma disciplina por mês

432 horas/aula

Professores atuantes no mercado de trabalho

Sobre o Curso

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O curso oferece uma abordagem prática e teórica, unindo inteligência artificial, planejamento urbano e transporte rodoviário. Durante 12 módulos, os participantes desenvolverão competências técnicas em áreas como aprendizado de máquina, visão computacional e PNL, aplicadas ao planejamento e gestão de infraestruturas rodoviárias.

 

 

 

 

 

Os egressos do curso estarão aptos para atuar em planejamento de Infraestrutura Viária com uso de IA, desenvolvimento e implementação de sistemas inteligentes de transporte, consultoria em projetos de inovação tecnológica para rodovias e análise e otimização de tráfego utilizando aprendizado de máquina e geotecnologias.

Público-Alvo

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Engenheiros, arquitetos, administradores, analistas de dados e profissionais de transporte rodoviário interessados em inteligência artificial. Graduados em áreas correlatas, como tecnologia, ciência de dados e engenharia civil. Gestores e tomadores de decisão no setor de infraestrutura de transportes e planejamento urbano.

Metodologia
das Aulas

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As aulas da pós-graduação do IPOS são organizadas em módulos mensais, ou seja, será lecionado um módulo completo do curso por mês.


Cada módulo do curso é cuidadosamente planejado para proporcionar ao aluno um conhecimento teórico e prático robusto, capacitando-o a aplicar esses conhecimentos no dia a dia e, assim, aprimorar a qualidade dos seus serviços. Para isso, casos de sucesso são amplamente explorados no curso, proporcionando ao aluno uma visão abrangente, aprofunda e prática das teorias ensinadas.


Além disso, ao oferecer aulas uma vez por mês, o IPOS, disponibiliza o aceso aos vídeos do curso, durante todo o prazo de vigência e após a finalização do curso por mais 90 (noventa) dias.

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Objetivos
do Curso

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Capacitar profissionais para implementar soluções baseadas em IA no transporte rodoviário.

Explorar ferramentas tecnológicas para otimizar a infraestrutura e gestão viária.

Desenvolver habilidades práticas em programação, análise de dados e integração de tecnologias emergentes no setor de transporte.

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Matriz
Curricular

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12. Visão Computacional para Inspeção e Monitoramento de Infraestruturas

11. Geotecnologias aplicadas aos transportes: dos fundamentos a soluções de IA

10. Modelagem e Simulação com BIM

9. Gestão de Projetos de Tecnologia e Engenharia com Metodologias Ágeis

8. Redes Neurais para Revisão de Séries Temporais no Transporte

7. Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), Big Data e IOT Aplicados à Infraestrutura Rodoviária

6. Aprendizado de Máquina Aplicado ao Planejamento de Transporte

5. Análise e Visualização de Dados com Power BI e Python

4. Introdução à Estatística: dados, mobilidade e IA

3. Lógica de Programação e Introdução ao Python

2. Ética e Aplicações Práticas de IA: Criação de Prompts, Chatbots e Agentes Inteligentes

1. Avanço Tecnológico e Fundamentos de Inteligência Artificial aplicado a Infraestrutura de Transportes

Coordenadores

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Frederico Rodrigues

Sócio-Fundador do Grupo ImTraff, é Doutor em Engenharia de Transportes pela (UFRJ), Mestre em Engenharia Urbana pela (UFU) e Graduado em Engenharia Civil pela (UFMG). Consultor internacional em cerca de 700 projetos em 8 países pela ImTraff e outros 200 antes de 2010, É membro da Câmara Temática do CONTRAN, Foi secretário da ABNT (CB-016) em 2022, É atual membro do Núcleo de Infraestrutura do Observatório Nacional da Segurança Viária, Possuir cerca de 40 artigos científicos publicados, Possui acreditação completa na metodologia iRAP, Atua nas áreas de Tráfego, Mobilidade, Geotecnologia, Transportes, Segurança Viária, Supervisão de Rodovias, entre outros, É Professor de Segurança Viária e Engenharia de Tráfego do curso de Pós Graduação em Eng. Rodoviária (IPOS), Já foi professor nos cursos de Engenharia Civil da UFMG, UNI-BH, Promove, Faculdade Kennedy, nos cursos de pós graduação em transporte e trânsito, do CEFET-MG, em psicologia do trânsito da FEAD e ainda no curso de técnico de transportes e estradas do CEFETMG.

Kaio de Almeida Mesquita

Engenheiro Civil (UFC), Mestre e Doutorando em Engenharia de Transportes (UFC), Pós-Graduado em Data Science e Gestão de Projetos. Certificado em Machine Learning pelo MIT (2021) e Pós-Graduado em Engenharia de Inteligência Artificial pela Data Science Academy (2024). Atua como Professor nos cursos de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia e é Coordenador do setor de Tecnologias na Imtraff Engenharia e Mobilidade. É Professor de Trânsito Inteligente do curso de Pós-graduação em Eng. Rodoviária (IPOS). Possui experiência profissional e acadêmica em projetos envolvendo ciência de dados, big data, mobilidade urbana e inteligência artificial. Premiado nacionalmente com trabalhos nas áreas de Mobilidade Urbana, Transporte Público, Infraestrutura e Engenharia de Tráfego no Congresso Rio de Transportes (2022-2024). Ganhador do 2° lugar no Datathon Nacional de Mobilidade Urbana (2024) organizado pelo ministério das cidades. Tem publicações nacionais e internacionais na área de inteligência artificial.

Professores

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Diego Barbosa Fontes

Francisco Altanízio

Frederico Rodrigues

Gustavo Pinheiro

Jonas Aguiar Junior

Julie Eugênio

Kaio de Almeida Mesquita

Lucas Sousa Ferreira

Marco Antonio de Araújo

Paulo A. Sampaio Santos

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